Celso Bender
Todos disputaram reeleição e fizeram mais votos que na eleição de 2018. Os dados foram obtidos com 99,68% das urnas apuradas. Pimenta fez votação histórica, ultrapassando 222 mil votos, sendo o terceiro mais votado. Westphalen também cresceu em relação à última eleição fazendo 114 mil.
O sétimo colocado em número de votos pelo Estado foi Valdeci, com cerca de 13 mil votos a mais que no pleito de 2018, quando fez 57.834. Beto Fantinel retorna à Assembleia como o 21º deputado mais votado, ultrapassando os 49 mil votos. A disputa eleitoral de 2022 contou com candidatos de 12 cidades da área de cobertura do Diário. Ao todo, 31 deputados federais representarão o Rio Grande do Sul na Câmara, e 55 na Assembleia Legislativa do Estado.
Leia mais:
Confira a votação dos candidatos a deputado estadual e federal na Região CentralOnyx e Leite disputam o segundo turno das eleições para o governo do EstadoConfira os índices de criminalidade nas eleições RS e em todo o país
Deputado federal
Paulo Pimenta (PT)
Com 223,096 votos, o santa-mariense Paulo Pimenta (PT), 57 anos, garantiu a reeleição para mais um mandato como deputado federal. Esta é a sexta vez que ele se elege com votação expressiva. Em 2018, foi eleito com 132.864 votos. Jornalista formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou a vida política dentro da faculdade, onde foi presidente do Grêmio do Colégio Agrícola em 1981; vice-presidente do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia da UFSM, de 1984 a 1985; e presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFSM de 1985 a 1986. Já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito. Atualmente, é casado e tem três filhos. Nesta campanha, teve como proposta prioritárias a eleição do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
A comemoração de Pimenta se deu na Capital gaúcha. Ele ainda não havia definido se voltava para Brasília hoje.– A votação consagradora para a história do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul pra deputado federal. Aumenta a minha responsabilidade como presidente do partido, como coordenador da campanha do Lula e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo nosso mandato, que certamente amplia os horizontes e coloca no outro patamar pra pensar o país, o Rio Grande e Santa Maria a partir do próximo mandato – comemorou.
Pedro Westphalen (Progressistas)
Pedro Bandarra Westphalen, natural de Cruz Alta, somou 114.256 votos. Com 71 anos, tem três filhos e quatro netos. É médico e, atualmente, é vice-presidente licenciado da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (Fehosul). Iniciou a carreira política como deputado estadual em 2002, sendo reeleito em 2006 e 2010. Em 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, iniciando a construção da Lei da Inovação. Em 2013, Westphalen foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e, em 2015, foi nomeado Secretário dos Transportes. Na eleição estadual de 2018,ele se elegeu deputado federal com 97.163 votos. Em 2022, manteve em campanha as bandeiras já conhecidas da sua trajetória política como projetos de autonomia à saúde, a viabilização de recursos para o agronegócio e o fortalecimento do municipalismo.
A comemoração do deputado foi em Cruz Alta junto de amigos e familiares.– Somente agradecer aos que me escolheram novamente e também aos que me concederam o voto de confiança pela primeira vez. A emoção não cabe no meu peito. Me sinto ainda mais forte e energizado para mais um mandato como Deputado Federal. Sintam-se fortemente abraçados, meus queridos. Graças a este apoio, seguirei em Brasília trabalhando pela saúde, pelo agro, pelo Rio Grande e por cada um de vocês – diz Westphalen.
Deputado estadual
Beto Fantinel (MDB)
Com berço na Quarta Colônia de imigração italiana, Roberto Fantinel, 35 anos, nasceu em Dona Francisca. Noivo e sem filhos, Fantinel começou a pavimentar a carreira política cedo. Técnico agrícola pelo no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). À época, foi secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM (ano). Na mesma instituição, formou-se em Ciências Políticas. No Estado, o protagonismo ganhou destaque quando Fantinel foi presidente da Juventude do MDB gaúcho. Em 2018, se elegeu com 29.753 votos, agora com 49.771.
Em campanha, priorizou aspectos da educação, como escola em turno integral e a digitalização do ensino; a agricultura, com políticas de valorização ao produtores e o enfrentamento da estiagem; e à saúde, quanto à redução de filas de espera e valorização dos profissionais.
Fantinel comemorou a reeleição no comitê de Santa Maria, na Avenida Rio Branco, seguindo na mesma noite para Dona Francisca.– O sentimento é de gratidão pela comunidade que entendeu a nossa proposta e o reconhecimento do trabalho que a gente teve em um ano e meio de Assembleia. Aumentamos praticamente 50 mil votos. É um afago no coração que a sociedade faz, depositando essa quantisade votos significativas que, sinceramente ,eu não esperava. A gente fez uma campanha bonita, séria e propositiva. Costumo dizer que eu faço política porque acredito na política como instrumento de transformação – fala o deputado.
Valdeci Oliveira (PT)
Com 70.580 votos conquistados por Valdeci Oliveira (PT) garantiram sua manutenção na Assembleia Legislativa. Valdeci tem 65 anos, é casado, tem duas filhas e duas netas. Morador do Bairro Tancredo Neves, região oeste de Santa Maria, há mais de três décadas, divide estadia na Capital Gaúcha. Começou no movimento sindical metalúrgico e, assim, ingressou na política, consagrando ontem, sua décima vitória da vida política e o quarto mandato como deputado estadual.
As propostas do deputado para a campanha das eleições 2022 foram voltadas ao combate à fome, a defesa da saúde pública e apoio à políticas de geração de emprego e renda. Valdeci comemorou a vitória no seu escritório regional, na Rua Riachuelo. Ele deve ficar em Santa Maria e só ir a Porto Alegre amanhã.– A mensagem é de gratidão e de agradecimento. Lógico que não é fácil fazer voto, estou muito satisfeito, é fruto de um grande trabalho de equipe e de muita gente trabalhando. Gratidão ao povo de todo Estado do Rio Grande do Sul que me apoiou e a toda votação importante aqui de Santa Maria. Vamos continuar trabalhando, é o resultado de muita luta, trabalho e coerência. Vamos continuar fazendo o que é possível para melhorar a vida do povo – declarou Valdeci.
Marenco (PDT)
Luís Rogério Marenco Ferran nasceu em 22 de dezembro de 1964, em Porto Alegre. Aos 8 anos, ganhou o primeiro violão, demonstrando ter interesse na música. Durante a adolescência, mudou-se para Quitéria, em São Jerônimo, para morar com o avô e trabalhar no campo.
Aos 23 anos, Marenco retornou a Porto Alegre. No mesmo ano, realizou a primeira apresentação profissional no município de Piratini, dando inicio a uma carreira como compositor e cantor, que já soma mais de 30 anos. Em 2014, o músico ingressou no cenário político na busca como um cargo como deputado estadual. Entretanto, a oportunidade veio apenas em 2018, quando pelo Partido Democrata Trabalhista, foi eleito por quociente a deputado estadual, com 24.607 votos. Aos 57 anos, Marenco foi reeleito deputado estadual após receber mais de 27 mil votos.
A reportagem procurou o candidato e sua assessoria, mas, até às 22h, não houve retorno de fotos da comemoração e manifestação
*Colaboraram Arianne Lima, Carmen Xavier, Rebeca Kroll e Gabriel Marques
Leia todas as notícias